IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

José Paulo Kupfer

País cria vagas com carteira, mas ainda é pouco para derrubar o desemprego

José Paulo Kupfer

25/09/2019 19h08

O saldo de vagas com carteira assinada, em agosto, acima das projeções dos especialistas, é um sinal positivo. Foi o melhor agosto, em números absolutos, desde 2013 –antes, portanto, do início da recessão, em 2014. O volume de vagas acumuladas de janeiro a agosto deste ano foi o melhor desde 2014.

Mas os dados de agosto não permitem concluir que a absorção do exército de desempregados e subutilizados existente, a partir de agora, ganhará mais velocidade. Em primeiro lugar, porque indicadores em bases mensais são naturalmente instáveis e não costumam conter elementos capazes de indicar tendências mais duradouras.

No caso dos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a volatilidade é ainda maior. Isso porque os resultados refletem informações fornecidas pelas empresas, havendo atrasos e lacunas na entrega dos formulários.

Também a eliminação dos efeitos sazonais é relevante no caso dos números do Caged. Feitos, então, os ajustes sazonais, os números do mercado de trabalho com carteira assinada, em agosto, revelam um quadro de relativa estagnação. O total ajustado apontou saldo positivo de 48,7 mil novas vagas (contra 50,4 mil vagas em julho).

No acumulado do ano –uma indicação que consegue eliminar, em parte, a volatilidade da informação mensal–, a criação de 593,5 mil postos de trabalho não é significativamente superior aos 568,5 mil no mesmo período de 2018. Nos últimos 12 meses, foram abertas 530,4 mil novas vagas.

"O saldo no acumulado do ano, até agosto, reforça a expectativa de que o saldo de 2019 será semelhante ao de 2018, em torno de 500 mil novas contratações", disse o economista Bruno Ottoni, pesquisador do Ibre/FGV, professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e especialista em economia do trabalho da consultoria IDados. "É um número insuficiente diante da situação do mercado de trabalho."

Embora as perspectivas para o mercado de trabalho em 2019 sejam de melhora moderada, em linha com um crescimento da economia abaixo de 1%, há, segundo Ottoni, sinais mais positivos para 2020. Ele destaca o setor da construção civil, que contratou, entre janeiro e agosto, 90 mil trabalhadores com carteira assinada, mais de 50% acima do número de 2018.

Sobre o Autor

Jornalista profissional desde 1967, foi repórter, redator e exerceu cargos de chefia, ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, nas principais publicações de São Paulo e Rio de Janeiro. Eleito “Jornalista Econômico de 2015” pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo/Ordem dos Economistas do Brasil, é graduado em economia pela FEA-USP e integra o Grupo de Conjuntura da Fipe-USP. É colunista de economia desde 1999, com passagens pelos jornais Gazeta Mercantil, Estado de S. Paulo e O Globo e sites NoMinimo, iG e Poder 360.

Sobre o Blog

Análises e contextualizações para entender o dia a dia da economia e das políticas econômicas, bem como seus impactos sobre o cotidiano das pessoas, sempre com um olhar independente, social e crítico. Finanças pessoais e outros temas de interesse geral fazem parte do pacote.