IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

José Paulo Kupfer

Preço do petróleo desaba; mercados de ações e moedas sinalizam pânico

José Paulo Kupfer

08/03/2020 20h43

Perspectivas de grandes turbulências nos mercados de ações, commodities e moedas ganharam corpo na noite deste domingo (8), com o desabamento das cotações do petróleo, nos mercados internacionais. Os preços do barril despencaram até 30% depois que a Arábia Saudita anunciou cortes nos preços e aumento da oferta, em reação ao rompimento de acordo com a Rússia, para a sustentação de níveis de produção.

As cotações desabaram em segundos assim que os pregões asiáticos abriram. Já há projeções de que os preços do barril do petróleo possam descer até US$ 20, configurando um cenário do qual não se tinha notícia desde a Guerra do Golfo, há quase 30 anos.

Já afetado pelas restrições de demanda causadas pela paralisia na produção e nas vendas em razão da epidemia de um novo coronavírus, o mercado de petróleo se vê agora diante de uma guerra entre Arábia Saudita e Rússia, dois grandes produtores, com anúncios de fortes aumentos na oferta do produto. A Rússia reagiu à tentativa da Arábia Saudita de inundar o mercado anunciando aumento na oferta de petróleo.

Imediatamente, os índices nos mercados futuros das bolsas americanas apontaram quedas de mais de 4%, sinalizando uma segunda-feira (9) de oscilações e volatilidades nos pregões ao redor do mundo. Na abertura da semana, no Japão, por exemplo, o dólar registrou forte recuo ante o iene. Analistas prevêem uma segunda-feira sangrenta nos mercados de ativos e uma semana de altas oscilações nos mercados.

Sobre o Autor

Jornalista profissional desde 1967, foi repórter, redator e exerceu cargos de chefia, ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, nas principais publicações de São Paulo e Rio de Janeiro. Eleito “Jornalista Econômico de 2015” pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo/Ordem dos Economistas do Brasil, é graduado em economia pela FEA-USP e integra o Grupo de Conjuntura da Fipe-USP. É colunista de economia desde 1999, com passagens pelos jornais Gazeta Mercantil, Estado de S. Paulo e O Globo e sites NoMinimo, iG e Poder 360.

Sobre o Blog

Análises e contextualizações para entender o dia a dia da economia e das políticas econômicas, bem como seus impactos sobre o cotidiano das pessoas, sempre com um olhar independente, social e crítico. Finanças pessoais e outros temas de interesse geral fazem parte do pacote.